Evgueni Ratchev

TUTORIA ARTÍSTICA e PEDAGÓGICA

Natural da Bulgária, o violinista Evgueni Ratchev realizou sua Graduação e Mestrado em Violino na Academia Superior de Música de Sófia, Bulgária. Especializou-se em Violino com o Profº Fritz Elers como camerista com o Profº Ziegfried Palm (Alemanha) e em Regência Orquestral com Franco Ferrara em Siena(Itália).Finalista no Concurso Internacional de Violino “J. S. Bach” em Leipzig(Alemanha).

Integrou como Spalla e Solista uma das mais importantes Orquestras de Câmara da Bulgária “Stúdio Concertante”. Em 1987, veio para o Brasil,criando o Quarteto de Cordas de Belém. Fundou a Orquestra de Câmara do Pará, atuando como regente e spalla. Como maestro convidado e solista, realizou vários concertos no Brasil,com as Orquestras Sinfônicas de Belo Horizonte,Brasília e Paraná, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba,Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.Desde 1996 é Spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Ocupou o cargo de maestro adjunto nesta mesma orquestra no período de 1996 à 2003.

Realizou concertos como regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington, Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas(EUA). Desenvolveu intensa atividade pedagógica como professor de violino no Curso de Música do Colégio Mãe de Deus em Londrina e integrou o corpo docente de violino e música de câmara no Curso Superior de Música da Universidade Estadual de Maringá(Pr).

É professor convidado nos Festivais de Música de Londrina, Brasília e Cascavel. Em 1998 fundou Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” sendo spalla e Diretor Artístico. Dirigiu a gravação do primeiro CD “Imagens Brasileiras” da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” que resultou em reconhecimento nacional recebendo o maior prêmio de música, PRÊMIO TIM DE MÚSICA BRASILEIRA.

Desde 2011 é diretor musical do projeto Mostra de Música de Câmara. Anualmente é convidado a realizar master classes de violino e concertos como regente e solista de Missouri Chamber Orchestra e da Univesity Philarmonic Orchestra, Missouri-Columbia(EUA). Ressalte-se como de grande importância o trabalho da edição do CD “Retratos Brasileiros”, com as obras do compositor Edino Krieger e o lançamento do cd inédito com obras do compositor paranaense Rogério Krieger .