Fernanda Monteiro

DIREÇÃO ARTÍSTICA e PEDAGÓGICA / AULAS de VIOLONCELO / PRÁTICA de ORQUESTRA de CORDAS

Começou seus estudos de violoncelo na Escola de Música Villa-Lobos no Rio de Janeiro em 1996 e paralelo a isso um intenso trabalho de prática de orquestra. Ingressou na Orquestra Jovem da Escola de Música Villa-Lobos, com a qual participou de um intercâmbio musical na França em 2001. Tocou na Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música e também na Orquestra Escola da Orquestra Petrobrás Sinfônica, onde permaneceu até sua mudança para Salvador em 2004.

Continuou seus estudos de violoncelo na UFBA (Universidade Federal da Bahia), onde também concluiu o mestrado em Performance em 2014. Neste período, deu aulas de violoncelo no curso de extensão da Escola de Música da UFBA. Foi violoncelista da OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia) de 2007 a 2017 e professora de violoncelo no  NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestra Infantis e Juvenis da Bahia) de 2007 a 2011.

Mudou-se para Londrina em 2017, dando aulas particulares de violoncelo e prática de orquestra, além de ser convidada para integrar a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina – OSUEL.

Também na música popular, tocou e gravou com Gilberto Gil, Gal Costa, Kid Abelha, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Beto Guedes, Tulipa Ruiz, Carlinhos Brown, Vanessa da Matta entre tantos outros, além de colaborar com inúmeros artistas independentes brasileiros. Em 2007 inicia o projeto autoral chamado Dois em Um, onde canta e toca violoncelo. Lançou o primeiro disco em 2007, de forma independente. O segundo disco foi lançado em 2013 através do edital Conexão Vivo Bahia  e também um DVD, lançado em 2016, gravado ao vivo e lançado com patrocínio da Natura Musical.